Rever, replanejar, refazer


Fim de ano e aqueles balanços de sempre, certo? Pois bem… este ano esse momento chega junto com o famigerado Mercúrio retrógrado. Corram para as montanhas! Só que não. É a melhor oportunidade para fazer isso.

Quando o planeta da comunicação começa a andar “para trás” – eu vou aqui colocar um link bacana que explica isso melhor – significa que precisamos fazer exatamente o que não pregam por aí: olhar para trás.

Vivemos alimentados pela novidade. Pelo que vem a seguir. Pelo próximo. E, seguremos as cadeiras, não é o que o tempo nos permite. Ou favorece.

Então, por que não aproveitar essa energia toda e rever o ano, voltar no que deixamos inacabado e pensar se alguns movimentos ainda valem a pena?

Bom, um dos movimentos que tomamos aqui em casa e não pretendemos retomar foi dar um fim na TV a cabo. Demos cabo no cabo! Pouco víamos TV em casa e vira e mexe, ficamos  zapeando e chiando que não tem nada de bom pra ver. Cortamos uma despesa e nos resolvemos com rádio, YouTube, Netflix e um Chrome Cast.


Uma das coisas que está ganhando revisão agora são as minhas práticas de Yoga. Faz uma semana que eu dei uma pausa. Retomarei no com Revolution Challenge, proposto pela Adriene Mischler, em seu canal Yoga with Adriene. Um must. Passa por lá!

Estou sentindo alguns “blasts from the past”, com coisas que eu sentia que eram significativas para mim e acabaram esmaecendo. De forma, que voltei a estudar Filosofia de uma forma “livre”, mas que me faz voltar a algo que eu postei no Facebook anos atrás:

 

Nesta mesma pegada, tive que REfazer parte do meu guarda-roupa… Não tem nada mais irritante do que calça caindo – SÓ QUE NÃO! 

Voltei também com as minhas frescuras com as minhas unhas, porque mereço!

Estou ouvindo todos os podcasts dos Minimalists novamente. Voltar a me integrar nisso. Juntamente com alguns vídeos e reflexões budistas. Fez muita diferença na minha vida e merece uma visita e uma integração mais presente.

E um movimento novo, que na verdade é um de 20 anos atrás, é fazer uma espécie de diário-agenda… num sistema chamado Bullet Journal. Já existe uma comunidade razoável no Brasil de pessoas fazendo seus planejamentos neste sistema e a grande coisa é que pode ser tanto prático, pelo jeito que se planeja nele, quanto terapêutico, pelas tantas coisas coisas que o sistema oferece, como uma forma de fazer reflexões ou colocar notas, desenhos e coleções, tudo no mesmo caderno.


Uma comunidade bacana no Facebook, em português, é Bullet Journal Brasil – Bullet Lovers. Eu gosto das ideias e das trocas… eu evito as questões mais voltadas para a questão de coaching etc e tal… Também me incomoda que as pessoas colocam inspirações sem dar o crédito de onde elas vem. Quem acompanha #bujo ou #bulletjournal no Instagram, sabe de quem são e acho chato não creditar… Enfim, vale a pena conhecer, se você não fala inglês.

Um site que estou amando sobre o assunto é do Kara Benz, o Boho Berry, cheio de ideias, inspirações e tutoriais.

E, claro, o vídeo do autor do sistema original, Ryder Caroll.

Por fim, queridos… o ano não precisa terminar. Na verdade, temos 3 a 4 períodos como esse, de Mercúrio retrógrado por ano. Mas achei esse bem específico pelo timing.

Como foi o seu ano? Sem reclamações ou mimimi. Foi duro para todo mundo… Faça uma avaliação honesta. Tenho certeza que houveram recompensas, ganhos, vitórias, conquistas. Não  se pode deixar que os pesos pesem para sempre. Como as vitórias não brilharão pelo mesmo tempo. Mas, são passos nesse caminho que nem sabemos onde vai dar. Seja presente com o seu presente. Aliás, quantos presentes você já não ganhou?

Um beijo e até 2017!

Pietra

3 thoughts on “Rever, replanejar, refazer

  1. Ahhh grata pela sugestão do caderno, estava querendo algo assim e nem um pouco a fim de gastar 400,00 um planner. O ano foi interessante… nem bom, nem mal. Beijinhos.

    Like

Leave a comment