Não importa o quê… você está fazendo errado!

2014-09-22-1782177_1495307534041365_3111468768995749950_n
Vá em frente. Julgue. Apenas lembre-se de ser perfeita pelo resto da sua vida. 

Numa conversa não tão recente com C., falávamos de como tudo que nos propomos a fazer está errado. Não importa o que seja. Há sempre um jeito melhor, mais adequado ou mais (insira aqui um termo politicamente correto) de se fazer as coisas.

Claro que isso tudo pode ter a ver com a exposição que a internet nos garante e que nós utilizamos, muitas vezes, sem pensar – viu, já está postando errado! E também tem relação direta com a forma com a qual pesquisamos as coisas ou que damos “ouvidos” ao que é postado por outros. Feliz ou infelizmente, a internet, o Google, se tornaram as enciclopédias e bibliotecas das pessoas. Por mais que digamos que precisamos consultar especialistas etc e tal, sempre damos uma passadinha no search para uma opinião a mais.

Uma parte da conversa estava focada em alimentação. Se você procura fazer uma alimentação mais limpa e saudável, imediatamente você pensa em verduras, legumes e frutas. Carnes magras até. Super alimentos. Mas, espera aí… Se você compra seus alimentos em mercados ou em feiras, já está fazendo errado porque eles têm agrotóxicos que são tão prejudiciais à saúde quanto aquele bolinho de carne com ovo (frito) que você comeu no café da manhã. Bom, então vamos buscar os orgânicos. Mas, infelizmente, a oferta deles já não é tão grande ou tão acessível. Você não tem uma horta orgânica na sua casa? Viu, como está fazendo errado?

Se entrarmos no tocante às carnes, aí o bicho pega – literalmente. Embora acredite na legitimidade do movimento vegano e o que eles têm para oferecer e nos informar. Acredito meeeeesmo em tudo que se diz sobre o consumo de carne não ser sustentável e cruel com os animais. Ainda, acho que isso é uma coisa que varia de contexto, afinal de contas, como lidar com isso se você faz parte de uma comunidade que se beneficia do uso da carne e de seus animais para alimentação do grupo? Será que eles não fazem isso ser sustentável dentro de sua situação e comunidade? Mas, estamos em um grande centro urbano, então, comemos carne e estamos fazendo isso errado também.

Ainda, no quesito alimentação, e na boa vontade de refazer sua dieta e seus hábitos alimentares, você se depara com o piquenique da firma. Come um doce de coco aqui, um pão de queijo ali, um bolo de chocolate. Pronto, você já “jacou”. E a tua lista de exercícios? Como assim, não tem academia? Não tem pesos? Não tem whey? Você confia mesmo em um canal do YouTube para te orientar? Vai se machucar, vai dar em nada. Inclusive eu vi num vídeo que o jeito que você está fazendo, está todo errado.

Ah, além disso, vale dizer:

  • Está usando um shampoo com petrolatos? Está errado.
  • Está usando calça feita em Bangladesh? Está errado.
  • Então vamos nos desfazer de nossos guarda-roupas fast fashion e comprar tudo de marcas sustentáveis. Tá louca? E o que se vai fazer com esse refugo que você chamava de roupa até ontem? Está tudo errado!
  • Não ajudou na campanha Y? Sem coração! Está errado.
  • Não leu para uma criança hoje? Está errado!
  • Não está usando numeração entre 36 e 40?????? Nem sei por onde começar a dizer o quão errado é isso.

Nosso tempo se tornou o tempo do escândalo. Por tudo se faz um. Por tudo se escandaliza. Sempre há e haverá uma opinião ou estudo ou pesquisa ou fazer diferente do nosso… SEMPRE. O que não significa que não é possível levar as nossas vidas de uma forma minimamente adequada. Aliás, venho pensando sobre o que faz com que levemos a vida da forma com a qual a fazemos. Seja de que forma for. São os valores nos quais acreditamos que nos moldam a ser como somos neste momento. O que não quer dizer que:

  • não iremos mudar de ideia amanhã.
  • não iremos encontrar uma outra forma de ver as coisas e melhorar o que estamos fazemos.
  • não deixaremos de acreditar que no momento, estamos fazendo o melhor por nós mesmos.

Num momento no qual a estabilidade e o patrimônio são a pauta da vida, complicado é sair da caixa e buscar outras formas de pensar, viver e encarar a realidade – esta construída pelas lentes que estão frente aos olhos: conhecimento, percepções, sentimentos.

No fundo, talvez o que pegue nessa coisa toda de “você está fazendo X errado” seja tanto a importância que se dá às lentes alheias. Nunca iremos conseguir enxergar o mundo exatamente como qualquer outro ser. Segundo, a nossa vontade ou capacidade de compreender o quanto cada uma das coisas que nos cercam são passageiras, embora, por vezes, pareça uma eternidade para que elas mudem. Aliás, mudança não quer dizer que seja necessariamente para o nosso gosto.

Tá vendo? Até para entender a realidade, tão subjetiva, você está fazendo errado!

Pietra

Advertisements

2 thoughts on “Não importa o quê… você está fazendo errado!

  1. Eu nunca vou entender o movimento vegano, serei sempre a carnívora cruel, assassina de bichinhos. Eu também nunca vou conseguir acordar as 5 da manhã. Tá tudo errado mesmo.

    Mas enfim cada um sabe o que dá certo pra sim.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s