Microdistectomia lombar

Quieta aqui no meu canto, descobri coisas muito curiosas sobre o procedimento que eu passei. A cirurgia tem esse nome imenso: microfistectomia lombar. Uma cirurgia pouco invasiva e que não tira o disco de dentro da vértebra. Ele apenas corta fora o pedaço herniado para que o nervo ou raiz nervosa pare de ser comprimida, inflamar e você, paciente, pare de sofrer. 

  Bom, fiz algumas pesquisas. Em português, acha-se pouquíssimas coisas sobre o procedimento. Na verdade, em português, o que encontramos são escritos médicos ou sites e histórias dissuadindo pessoas de fazer cirurgia. Que é possível viver com a hérnia de disco. Até pode ser, mas se ela está extrusa, o mais importante é ouvir o médico. O meu disse: faça. 

Amanhã faz uma semana que ela aconteceu. Sinto-me bem, tranquila e sem as altas doses de tramadol. Pode ser que haja um pouco de tristeza e choradeira. Além do mundo de remédios que estão saindo do corpo, um pedacinho de vc foi tirado. Parece maluco, mas é estranho. Além disso, eu sinto que é um procedimento que mexe com as suas estruturas – a coluna – e te segura um pouco. Tira um tanto de energia. Eu chorei. Acho que choro um tico todos os dias. Mas, a dor de hoje vira a força de amanhã. 

Há dor. Tanto nas costas quanto na perna, no mesmo lugar que doía antes. Estou com remédios para a dor que compramos em farmácia sem receita. 

Eu estava um tico preocupada com a dor, mas pesquisando em inglês, descobri que se trata do nervo sarando da inflamação. 

Dá para andar. De fato, já deu horas depois da cirurgia. E é ótimo. Andar alivia as dores e mostra onde estamos em relação à recuperação. Digamos que é uma dor honesta. 

Precisa mesmo de bastante repouso. Embora o corte seja pequeno e, possivelmente, não haja outras costuras, as coisas precisam voltar para o lugar e o disco, que foi cortado para tirar a hérnia, precisa cicatrizar tb. Ficar na mesma posição mt tempo tb doi. 

Enfim… Estou escrevendo isso porque pode ser que alguém passe por isso. Que tenha que tomar essa decisão. E longe de mim dar uma opinião médica, mas, como paciente, eu acho que vale a pena. 

Recuperação indo. Vamos ver oq mais nos reserva. 

Pietra

Advertisements

2 thoughts on “Microdistectomia lombar

  1. Fiz a cirurgia faz 3 dias. Seu relato me acalmou. Pq hj no 3o dia tô sentindo dor na perna esquerda, uma dor semelhante a que eu sentia antes de operar. Fiquei preocupada e chorei. Não entendi pq estava doendo se não tinha mais a compressão.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s