Junho sem comprar

IMG_9560

Desafio! Um mês sem comprar. Topa?

Bem, seguindo algumas páginas sobre minimalismo, resolvi topar o desafio. Claro que precisamos consumir algumas coisas, afinal de contas, estamos inseridos em um sistema. No entanto, o quanto de tantas coisas que são oferecidas, geralmente para serem levadas por impulso, precisamos levar para dentro de nossas casas verdadeiramente?

Pois bem. Com as contas pagas e a compra do mês – nossa e dos cachorros – feita, entra o desafio: não comprar. Isso significa: não ir ao cabeleireiro, não comprar acessórios de ginástica, não trazer roupas novas para casa, ou sapatos… Buscar alternativas gratuitas de entretenimento e lazer.

Cada coisa que compramos, de forma intencional ou não, custa um tanto do nosso trabalho. Sem dúvida que isso se reflete em dinheiro, mas, muito antes de tudo isso, significa o nosso tempo… tempo para trabalhar e ganhar… pagar o que foi dividido em 10x no cartão. Menos compras significam menos necessidade de dinheiro entrando em casa para liquidar dívidas. E quem não, quem nunca?

Parece bem fácil, né? Mas não é. O mundo que nos cerca coloca um rótulo em cada um de nós e geralmente nele se lê: INADEQUADA. De acordo com o marketing, somos inadequados em tudo: cabelo, rosto, corpo, roupas, telefone… tudo. E o sentimento de que “se tivermos X nos sentiremos melhor” de fato existe. No entanto, ele pode morrer nas horas seguintes da compra que fizemos. Mês passado mesmo… eu acreditei que precisava de um vestido novo para inaugurar essa nova silhueta. E no impulso e na compensação, comprei. É lindo, mas ainda não usei. O tempo fechou, a chuva tomou conta, os termômetros não sobem. Ele está no armário esperando alguma validação. O valor caiu no cartão… provavelmente o pagarei antes de ter usado.

Para compras, vou me envolver no pensamento de 30 dias. Se em 30 dias, a compra ainda fizer sentido, a farei. Contanto que a possa faze-la sem jogar em 10x no cartão ou coisa parecida.

Já é dia 8 de junho. Ainda nada novo entrou em casa. E algumas coisas já saíram… Mas, ainda temos 22 dias de desafio. Topa?

Pietra

Advertisements

2 thoughts on “Junho sem comprar

  1. precisei comprar coisas para o frio, mas no geral tenho feito isso. passei bem uns dois meses sem comprar nada. é difícil pra caramba e eu confesso que gosto de uma comprinha. mas quero fazer isso também, além do que preciso guardar dinheiro para fazer algumas coisas que estou planejando a médio prazo. não sei da onde a gente tira que tem que comprar coisas toda hora né?

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s