A viuvez

Há 3 anos, eu me tornei viúva. Quem me dera fosse uma bad ass como a Viúva Negra. Eu fui viúva de marido vivo. E talvez isso fosse a coisa mais dolorida de ser. Eu não comia. Eu bebia razoavelmente. Eu chorava lágrimas de chumbo. Mas… o tempo, claro, fez seu trabalho.

Hoje, eu agradeço imensamente pelo ocorrido. Não perdoei, é verdade. E o tempo talvez será juiz disso… Mas, a questão é que desta morte coisas ótimas aconteceram.

Pode ser sim que eu tenha apodrecido um pouco na época. No entanto, esse apodrecimento foi combustível de coisas ótimas. Contrariando tendências, eu não me tornei uma pessoa amarga… Eu aprendi a viver. E com isso, apreciar os bons momentos e valorizar o que a vida e o tempo têm a oferecer.

De lá pra cá, houveram desmaios e uma outra morte. Sem envolver terceiros. Minha mesmo. E sempre e tanto, a morte tem tanto para mostrar. Quantas coisas para enterrar e não voltar mais ao túmulo. No entanto, a lembrança do estado moribundo, que não precisa ser um pesar, acaba por se tornar um estímulo. Para abrir os olhos a cada manhã e sorrir pelas coisas ótimas que despontam até nos dias mais improváveis.

caterpillarwatermarked

A morte nos pergunta: “Quem é você?”

E podemos ser Alice e responder: “Eu não sei bem (…) já mudei tantas vezes desde hoje de manhã…”

Mudemos, pois. Morremos, talvez, todos os dias, para um próximo. E abrimos os olhos para uma nova vida que desponta com o nascer do sol. Que bom!

Pietra

2 thoughts on “A viuvez

  1. Morri faz 9 anos.
    E é realmente como dizem: só dói da primeira vez.
    A gente exorciza a dor, dialoga com a noite, faz as pazes com a morte.
    E se acostuma a desnascer de vez em quando como quem tira o paletó
    e sai para uma nova aventura.

    Mas a primeira vez… a primeira vez sempre dói.

    Like

Leave a Reply

