Seu dia precisa de mais de 24 horas?

Quem me conhece um pouco, sabe que: 

  • Eu gosto das manhãs. 
  • Eu gosto de fazer as coisas logo, como eu costumo chamar, tirar do caminho. 

Com essas duas coisas em mente, sou daquelas que quer fazer logo o que precisa ser feito, para ter tempo de aproveitar o que eu acredito ser mais importante. Aliás, imagino que, no geral, as pessoas devem agir dessa forma. 

No entanto, o quanto de “eu não tenho tempo” ou “quem me dera poder (insira aqui atividade significativa)” não vemos ou fazemos por aí?


Ultimamente tenho pensado muito sobre o tempo. O dito cujo que pode encher as pessoas de ansiedade porque não passa. E ainda, o santo bálsamo da maioria dos nossos problemas. 

Tempo é o nosso bem mais precioso. Imaterial e intransferível, ao mesmo tempo, equânime, afinal todos têm um dia de 24 horas. E será que precisamos de mais? Tempo é efêmero e faz rodar as engrenagens da vida e todas as suas fases e mudanças. O tempo que enxerga de forma curva, muitas vezes, além da nossa compreensão. 

O tempo que nos cabe precisa ser cuidado. Melhor que nosso dinheiro, melhor que nossos outros bens. Por ele, tudo mais flui. 

Cuidar do tempo com atenção nos ajuda a estar mais presentes. Sem dúvida, existem coisas que temos de fazer e que podem roubar um tempo tremendo. No entanto, temos a possibilidade de tirar isso do caminho rapidamente, matando a procrastinação e deixando um alívio tremendo. 

Ainda, talvez uma das coisas mais importantes que tenho revisto e firmado a respeito do tempo, é que estar presente nas atividades que realmente nos são importantes fazem com que as menos ou as chatas tornem-se toleráveis. Afinal de contas, sabemos que quando as bacanas vierem, entregaremos a elas nossa total atenção. 

O futuro é o tempo que ainda não se desenrolou. Não podemos nos afundar nele. Mas, se nos afundarmos no presente, é a sua corrente que nos levará ao futuro. Um que tenha significado e relevância. 


Pietra 

Leave a Reply

