O tal caminho do meio

  
Quem me conhece um pouco, sabe que eu tenho uma religiosidade um tanto alternativa. Quem não, sabe agora. E, felizmente, deixar sua espiritualidade voar por nuvens incomuns, permite que as asas toquem alguns caminhos com ditos interessantes. No Budismo, encontro a ideia de andar pelo caminho do meio. Que é, em outras palavras, o que está escrito em Delfos: Nada em excesso. 

Houve tempos nos quais isso foi uma máxima na minha vida. Depois de outros, nem tanto. Porém, sem querer -querendo- isso pipocou na minha cabeça de novo. E por quê não?

Muito bem. Faz um mês que é exatamente essa pequena frase que tem guiado meus passos, pensamentos e fazeres: nada em excesso

Claro que em momentos de suma humanidade, ela acaba se esvanecendo. Mas, não sumindo. E é preciso dizer que ando mais feliz seguindo por esse riacho divisor de terras. 

Viver com esse pano de fundo talvez me tranquilize um pouco. Faz uma reação virar uma ação ou um pensamento. Ou a passividade, no auge da emoção, tornar-se um movimento. 

Sinto minha cabeça mais leve. Para o que eu preciso fazer e o que pode ser feito daqui a pouco, para encerrar a pilha. 

Mas, talvez o mais importante do caminho do meio, ou seja, a falta de excessos, seja do que seja, permite uma reflexão mais apurada da realidade e dos sentimentos. 

Nada em excesso deixa mais livre para uma atitude mais virtuosa. E é claro que os desfalques acontecem. Seja de emoção ou de ação. No entanto, libera espaço para uma avaliação honesta do tempo e quiçá, uma reprogramação de curso. 

Talvez nada em excesso seja meu caminho natural de fluir. Água derrama sobre a terra, eu sei. Mas tende a voltar para seu leito. 

O que eu sei hoje é que olhar para o espelho e me reconhecer fica menos espinhoso. 

E vc, amigo leitor, tem uma máxima que te guia… Conta. Isso ajuda inspirar outros a viver mais levemente. 

Pietra

Leave a Reply

