A vida dos outros

Não tem jeito. O ser humano é curioso por si. Precisa dar uma espiada no quintal alheio e corre um risco sério de entrar em paranoias sobre a grama verde do outro. Tanto que hoje, uma das coisas que mais se vende em edições de autoajuda é exatamente como lidar com o contrário. Olhar para o próprio jardim.

  
Vivemos num mundo onde esse movimento é amplamente disponível. Você pode futricar a vida alheia nas redes sociais – mediante ao que elas permitem, mas quem não curte um IBOPE na rede? – programas de TV que expõem as pessoas, sejam armados ou não, tabloides eletrônicos ou impressos de fofocas dos famosos (?). De tudo isso, o que eu acho que podemos limpar e perceber é: a vida das pessoas interessa.

De fato interessa. E eu penso que se a vida alheia for bem contada, ela pode se tornar fonte de inspiração, de atenção e de cuidado. Um recado que pode fazer as nossas próprias muito melhores.

Claro que muitas coisas que lemos estão no quesito ficção. Histórias de pessoas que nunca existiram, mas que podem ensinar imensamente. Mesmo por que, penso eu, muito do que se escreve em ficção está baseado na vida real. A Arte imita a vida. É o que eu acredito. Mesmo porque quantas coisas acontecem em nossos quintais que são mais incríveis do que os clássicos?

Histórias como as contadas por Nelson Rodrigues, por exemplo, me fazem pensar muito em quem foram as pessoas que inspiraram aqueles contos. Certeza que existem fatos romantizados, ficcionados… Mas, acredito que a essência da coisa esteja entre nós. Aposto que todas as histórias contadas aconteceram com alguém em algum ponto, em algum lugar.

Por essas e por outras que eu tenho escrito no Medium as histórias de pessoas que eu conheço e de pessoas que eu não conheço. Por isso que eu mantenho os ouvidos abertos quando estou em lugares públicos.

Sim, as pessoas gostam de uma boa história. Real… ou irreal (?).

Pietra

Leave a Reply

