Críticas dos leitores

uma experiência e tanto. 

  Uma parte do processo de escrita é o desprendimento do autor para dar aos leitores um gostinho do que anda acontecendo. Eu penso que esta é preponderante, pois as ideias podem ser cristalinas em nossa cabeça, mas como caem nos olhos do outro? A crítica precisa acontecer para sabermos onde estamos no caminho entre as nossas palavras, o significado do texto e o entendimento do leitor. 
Bom, minha última crônica, ainda chamada de “Joaninha” foi mandada por e-mail para a minha mais confiável leitora e depois impressa em algumas vias para colegas de profissão, leia-se professoras, para que tecessem comentários. 

De todas, tive duas respostas. As outras podem não ter acontecido por vários motivos. Pode ser que tenham achado ruim e não quiseram se constranger em dizer. Não quiseram ler, direito que lhes assiste. Enfim. Duas pessoas fizeram a crítica do texto. Uma de flores. A outra, cheia de senões. 

Não é fácil ler ou ouvir juízos sobre o nosso trabalho que não venham nos dizer que somos maravilhosos, lindos e saramagueanos. Mas, como é rico. Primeiro, porque somos obrigados a nos desprender do que fizemos. Depois porque a visão do outro pode nos levar onde talvez quiséssemos ter ido, mas não chegamos. 

A última crítica veio em texto. Escrito a mão. A pessoa se deu ao trabalho de ler-me ainda escrever sobre o meu escrito. Metalinguagem. Eu acabei reescrevendo todo o começo da história. Para dar mais sentido ao que queria mostrar. Agora, tenho o texto “beta 2”. 

Como a entrega é dia 30, ainda tenho uns dias para gostar mais ou menos do que saiu. Mas, além da criação, eu gostei da experiência de ver o que é meu pelos olhos do outro. 

Pietra

Leave a Reply

