Então, vc quer ser professora

Calma! Sempre…

Muito comumente vemos nos classificados de empregos muitas vagas para professores. Das mais diversas áreas, predominando as de idiomas… algumas vezes de educação infantil e de especialistas (Matemática, Física, Ed. Física etc). De fato é uma profissão que poucas vezes vê crise – claro que tem a questão de remuneração, afinal de contas escolas pagam o que podem (ou o que querem), mas este não é o mérito da questão. O ponto é que existem vagas que precisam ser preenchidas e crianças esperando em salas de aula. Mesmo em relação a concursos: vão haver crianças esperando.

Bem, parece interessante. Você gosta de crianças (adolescentes, adultos… insira sua faixa-etária de atuação aqui) e sente que pode empreender essa carreira, que eu digo: muito prestigiada. Porque, diferente do que parece, ela sim faz toda a diferença.

Então, o que é preciso para ser professora? Experiência sim conta muito, pois ela te dá cascas e estratégias para lidar com diferentes questões que aparecem diariamente. Aliás, a vida de professor tem tudo, menos rotina. Em qualquer área de atuação que seja. Embora estabeleçamos uma rotina para nós e para os alunos, SEMPRE acontecerão coisas inusitadas que irão requerer sua imediata intervenção. Assim, se vc deseja MESMO aplicar-se à docência, vão aqui alguns caminhos das pedras.

1 – Tudo corre para longe do seu planejamento, ainda assim, PLANEJE. Pode parecer bobagem, mas professor tem de estar pronto para tudo. Desde discussões que nada tem a ver com a aula, acidentes em geral, falta dos colegas, falta do material – tudo pode acontecer. Ainda assim, se você já sabe de antemão o que pretende fazer, é o seu traquejo e o conhecimento que tem de onde você quer chegar que ajudam imensamente a fazer a aula fluir e os alunos terem momentos significativos.

2 – A área é sobre você, claro, mas principalmente, sobre os ALUNOS. Como eu trabalho com Ed. Infantil, o bem-estar e o cuidado com as crianças é imprescindível. Elas precisam estar seguras, inclusive para SUA tranquilidade. Observe bem o ambiente no qual você trabalha, preveja o que pode dar errado… não podemos deixar o que não é seguro perto dos alunos. Precisamos lidar com situação de risco. Sem dúvida é importante que eles se arrisquem para ganhar autonomia, porém um adulto responsável não vai deixar que se tomem por perigos efetivos.

3 – A sensibilidade é fundamental. Conhecer o grupo e saber como ele funciona ajuda muito a traçar planos e mesmo tirar cartas da manga quando tudo mais falhar.

4 – Organizar-se. E não digo ter uma armário impecável ou uma sala que mais parece ambiente de buffet. Não. O ambiente fala por si e precisa sim ser utilizado das mais diversas formas. Porém, existe uma coisa chamada GESTÃO DE SALA, que nos ajuda a colocar a mão o que precisamos para aquela aula, para que não se perca tempo procurando algo após a proposta ser feita. Alunos instigados e com a mão na massa aprendem muito e precisam do seu apoio para que isso aconteça.

5 – Saiba ainda que os PAIS e as FAMÍLIAS dos seus alunos estão sim nessa jogada. Por mais que tenhamos de lidar com pessoas com as quais não concordamos em atitudes e fazeres, elas ainda estarão ali. Seu discurso e sua atitude precisam estar muito alinhadas para que haja clareza naquilo que eles não concordam e talvez ganhem uma perspectiva.

6 – Você não está sozinho. E por mais não haja colaboração de colegas ou da coordenação da escola – o que acontece – existem muitos colegas dispostos a ajudar porque realmente acreditam na profissão e no fazer cada vez melhor.

7 – Seja um modelo. Se desejamos que nossos alunos desenvolvam determinadas habilidades e competências precisamos ser o modelo delas. E eles aprendem sim muito pelo exemplo e por aquilo que permitimos ou não que façam. Evidentemente não existe uma sala perfeita onde todos seguirão exatamente o que é planejado ou determinado, e aí, voltamos ao número 3. Não existe uma sala perene. Um comportamento perene. Trabalhar com seres humanos é compreender que coisas podem mudar muito rapidamente e precisamos ter as nossas mentes claras para perceber essas mudanças e agir sobre elas.

8 – Compreenda desafios, mas saiba seu limite. Existem muitas questões que acontecem em sala de aula, ou em reuniões que demandam atitudes, ideias e fazeres. Quantas coisas em grupos diversos desejamos que aprendam e sabemos que, por vezes, somos nós a quem eles recorrem para aprender. PORÉM vão existir momentos nos quais a atuação do professor e da escola são sim limitados. Infelizmente, não somos os salvadores do mundo. O que não quer dizer que desistimos ao primeiro problema. Ao contrário, investigamos e refletimos… aí saberemos bem até onde podemos ir ou não.

9 – Estudo. De acordo com a lei brasileira, professores TÊM de ser graduados. No caso da Ed. Infantil e do En. Fundamental, licenciatura plena – Pedagogia – é o MUST. Não tem como escapar. EU SEI que o diploma apenas garante uma formalidade da área, porém, é na faculdade e nos muitos cursos que aprendemos novas técnicas, assuntos, estratégias. Trocamos ideias, ganhamos perspectivas.

10 – Não é uma questão de tapar buraco. Ser professor é como qualquer outra profissão no mundo: vc compreende o que é preciso e tem talento para lidar com o que se apresenta. Um bom (insira aqui a profissão) é um bom (…) porque sabe lidar com o que acontece e porque tem um mente atuando naquela área. No caso aqui é importante conhecer as crianças, compreender sua faixa-etária, saber como aprendem, saber buscar recursos, ter paciência.

Bônus

11 – Você tem de saber que o trabalho do professor não começa nem se encerra na sala de aula. Existe um sem-número de coisas que acontecem antes da aula (planejamento, por exemplo); durante (registros, a aula em si, todos os incidentes que podem ocorrer no mundo) e depois da aula (avaliações, reuniões, eventos). Claro que isso é remunerado de alguma forma, porém também é dado que os 5% de hora atividade que vem no pagamento não cobre tudo que precisa ser feito. Ainda assim, você faz. Porque é seu trabalho e vc tem a sensibilidade de saber que se não o fizer, o trabalho não flui. No entanto, no meu caso, não posso reclamar. Muitas das coisas além que eu faço são sentidas de forma tão bacana que não parecem trabalho.

Ser professor é um pacote completo. Quando nós educamos agimos em todo nosso mundo em volta.

E aí, está pronta para ser professora?

Pietra, há 16 anos com os cotovelos na janela da docência.

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