Deuses e homens

A religiosidade tornou-se uma coisa curiosa hoje em dia. Ela faz parte da vida da maioria das pessoas, chegando a alguns extremos nos quais não são exatamente aceitas as pessoas que não têm isso em si. “Não tem Deus no coração”, é o que muitos poderiam dizer. Não aceitou isso, não aceitou aquilo…

Por mais plugado, conectado e etc e tal que o nosso tempo seja,  pelo menos aqui no Brasil, muito se vê do quanto as pessoas são ligadas a religião, um tanto a espiritualidade e o quanto esse tipo de busca pode sanar algumas angustias, algumas questões existenciais que estão com as pessoas desde que o mundo é mundo. As pessoas ainda vão à missa, vão ao culto, à gira, ao ritual ou quaisquer outros nomes que os encontros com o divino possam ter.

O que eu me pego pensando é o quando do espiritual não tomou contornos carnais nesse tempo. “Se vc largar (insira aqui o nome de uma religião), sua vida vai pra trás”. Ou “Deus castiga” ou “(insira o nome de uma divindade) vai ficar irado, triste, chateado”. Pois então…

Eu me considero uma pessoa espiritual. Do meu jeito, com práticas que não chegam a todos, como uma escolha minha com Eles – com os Deuses – e tendo a achar que isso é uma coisa tudo bem. O que eu não consigo achar tudo bem é a forma com que tende-se, seja em qual segmento seja, como pode-se pensar que o divino poderia tomar caminhos que são exclusivos dos homens. Deus não dá o frio conforme o cobertor. Talvez nós façamos o frio, talvez o cobertor seja o mesmo de sempre. O fato é que sim, passamos por experiências que podem testar tudo em nós: força, moral, intelectual, física; caráter; entendimento e quaisquer outros princípios pelos quais vivamos e que isso tudo acaba nos construindo como pessoas, mas não acho que isso tenha por si, um caráter divino; mas sim, de crescimento e de uma forma que aprendamos aquilo que nem sempre está conosco. Talvez essas pequenas provas, as quais relegamos às divindades, sejam como aprender a ler e a escrever: formas de ganhar instrumentos. E que não são fáceis.

Deus (ou os Deuses) podem ter-nos feito à sua imagem e semelhança. E a semelhança não significa igualdade. Somos seres humanos, físicos. Com tantas limitações e angústias, conquistas e regozijos. Eu quero crer que Platão tenha chegado mais perto de tudo isso, em entender que o divino é uma forma tão imensa e tão plena de si mesmo que os nossos olhos ou o nosso pensar apenas arranharão suas possibilidades e sua verdadeira Natureza. De forma que achar que Deus(es) toma-se de ira ou de vingança, que determinada deidade expõe-se contra outra seria uma grande ingenuidade. Isso é o que as pessoas fazem. Dentro de suas inúmeras razões. Será que nossa importância individual é tão grande para manifestar a ira de Deus? E mesmo que isso tudo seja uma invenção humana… Bem, se esse for o caso, mais claramente entende-se a necessidade de arrastar um ou outro para dentro de uma crença particular.

Pode ser também que isso tudo seja uma bobagem e que não tenhamos entendido nada. Somos pessoas. E vivemos como tal. Mas quem sabe a nossa grande busca, além de nos entender, o que vem sido explorado há milênios, não seja simplesmente, a necessidade (?) e a vontade de conviver com os outros da nosso tipo? Entre todos os seres vivos existem suas rixas, seus senões, suas facções. Aparentemente, tudo uma questão de território ou de entendimento. O que de fato acontece é só uma coisa: crescei e multiplicai. O mesmo que fazem os animais em suas trajetórias por este mesmo planeta. Esse errante do espaço.

Então, por que achamos, individualmente, que temos um atalho para uma chegada tão coletiva?

Pietra

Advertisements

One thought on “Deuses e homens

  1. São tantas verdades juntas… Curti esse pensar platônico. Gostaria de saber mais sobre… Pode me passar alguma bibliografia? On ou offline…

    De tudo a parte do cobertor foi algo que me pegou bastante… Acho que é por aí!

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s