Encher os olhos de Arte

A visita ao Metropolitan Museum of Art, em Nova Yorque, foi uma imersão na inspiração e nas belezas que nossa humanidade pode produzir.

Primeiro de tudo, que esse museu em específico fica num lugar chamado “Museum Mile”, ou seja, muitos locais se colocam na mesma rua, no lado leste de Manhattan. O prédio é bastante impressionante e, a medida com que se chega lá pequenas amostras vão se mostrando. Tanto do que é exposição permanente quanto das temporárias. Embora essas temporárias sejam muito interessantes, o acervo permanente do museu é muito impressionante. Pense em coisas que vimos pequenas amostras na Pinacoteca de São Paulo ou no MASP, estão lá dedicadas em grandes salas. Além daquilo que vemos em exposições específicas por aqui.

O maravilhoso das galerias é que todo tipo de arte plástica é contemplado. Alas e alas no museu de arte do mundo antigo – e aí, você escolhe derreter-se onde quiser: romanos, gregos, asiáticos, centro-americanos, sul-americanos, povos da Oceânia … tudo para conhecer como o fazer artístico e a visão de mundo de cada grupo humano nasceu e foi se construindo.

Sem dúvida, no meu caso, estar entre as esculturas, objetos e relíquias gregas e romanas, etruscas e até egípcias foi de capturar o espírito e gerar inúmeras lágrimas. Penso que, para quem é pagão e se relaciona com clareza com suas divindades, estar em volto daquela riqueza que representam sua forma divina é como, para os cristãos estar em uma grande mostra de arte sacra – o que para mim, mostra representações de uma mitologia.

Fora isso, ainda existe a ala de decoração de casas… é inacreditável pensar que: 1- as coisas foram feitas artesanalmente; 2- pessoas tinham isso dentro de casa…

Por fim, os quadros, os artistas que conhecemos por sua notoriedade, Van Gogh, Picasso… e aqueles que aprendemos a admirar, em muitos casos, pelos olhos de quem os admira. Foi o caso de Franz Marc. Sua forma de pintar animais, em cores e formas inusitadas foram retratados e inspiraram o autor Eric Carle a fazer um livro para crianças, os encorajando a ser artistas, que formas e cores não são impossíveis ou improváveis.

Mais uma vez, o lugar é imenso e cheio… a todos os momentos, você fixa seu olhar em algo. Se impressiona… Infelizmente, acho que não conseguimos ver tudo que desejávamos ou não “descobrimos” tudo que o museu tinha a oferecer. Mas, foi uma tremenda experiência. Quase como ir a um show e ver seu artista favorito ao vivo.

Uma coisa é verdade, eu sinto que sai de lá, com o espírito mais esculpido e os olhos mais coloridos =)

Pietra

Advertisements

One thought on “Encher os olhos de Arte

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s