Book haul – mts livros (eba)

Reading at a table - Pablo Picasso @ Metropolitan Museum of Art
Reading at a table – Pablo Picasso @ Metropolitan Museum of Art

Não importa para onde eu vá, visita à livrarias são imperativas. Claro que se a maioria das publicações estão em uma língua que se domina =)

A compra de livros e a leitura começou antes de sair de casa. Há alguns meses tinha visto um livro lindo na Livraria Cultura chamado “Nails: the story of modern manicure“. É um livro reportagem sobre a história de pintar as unhas. Eu sei que pode parecer algo bom fútil e bobo, mas é curioso ler o livro e perceber como uma coisa simples, como fazer as unhas, tem uma implicação histórica muito forte e como fala sobre a vida das mulheres no ocidente.

Depois, em meio à viagem, literalmente, me peguei sem o livro que eu havia começado a ler aqui, então, numa loja do aeroporto da Colômbia, comprei “Memórias de minhas putas tristes“, de Gabriel Garcia Marquez. Traduzido pro inglês porque achei sinceramente que não daria conta da versão original – shame on me. Trata-se de um conto, relativamente curto, mas extremamente cativante. Te faz pensar tanto na vida das mulheres que vivem da prostituição e como e por quê vão trabalhar nisso… e como o corpo da mulher vende. Também tem pensamentos excelentes de um homem que conta sua experiência de envelhecer… Do encantamento do velho sobre o novo… e da alienação do novo sobre o velho… daquilo que se valoriza pq se sabe que o tempo passa e as coisas terminam. E, pra começar, a primeira frase é mt instigante. Um must read!!!!

Bom, eu sempre achei que o lugar pra ir, nos EUA, pra livros era a Barnes & Noble. Foi quando eu descobri a Strand Books. E minha vida mudou. E minha conta do cartão de crédito também! Na Union Square, o lugar vendo livros usados e novos, os divide de forma muito interessante… é um sebo imenso, com livros novos e milhares de novelties, como meias, imãs de geladeiras, bolsas… ou seja, socorro!

Strand Haul - www.strandbooks.com
Strand Haul – http://www.strandbooks.com

Estes são então minha “reading list” para os próximos meses… Eu quis pegar um lado por clássicos. Primeiramente para conhecer os textos e saber por que esses textos ainda têm conversa com a humanidade. Eu sei que não só de clássicos vive a Literatura e, convenhamos, ainda Neil Gaiman ou Stephen King não são clássicos per se, mas acho importante, de uma forma geral, conhecer essas bases.

Primeiramente, escolhi “Dr. Sleep“, do Stephen King, pois ele conta a história de Daniel Torrance e discorre o que acontece com ele, anos depois da tragédia do Overlook Hotel. Instigante para quem se apaixonou pelo “The Shining”.

Depois, “The ocean at the end of the lane“, do Neil Gaiman. Tanto pela sua recomendação: conheço muitas pessoas que se apaixonaram pelo livro e convenhamos, é o Neil Gaiman. Quero dizer, é aquela paixão pelo autor… “American Gods”, “Sandman”, “Coraline” e por aí vamos.

Pedi para o moço da loja também “To kill a mocking bird“, da Harper Lee e “Brave new world“, do Aldus Huxley. Curioso que, ao fazer a pesquisa, encontramos ambos na mesa de livros banidos. Adorei! Mais curioso ainda é que, na mesma mesa, estavam os amados “Brown Bear, brown bear what do you see”, de Bill Martin Jr. e Eric Carle e “The Giving Tree”, de Shel Silverstein – sim, livros para crianças… TKMB, eu quero mt ler para conhecer o estilo da autora e porque, penso eu, conhecer Harper Lee e Truman Capote é, praticamente, um combo. Já BNW, para ver o nosso admirável mundo… velho.

Finalmente, comprei “1984“, do George Orwell. Primeiro porque acho importante saber bem do Big Brother… E segundo, acho que pode ajudar a pensar nesse nosso mundo de “paus de selfie”…

A medida com que eles forem lidos, seguem comentários sobre eles. Acho que vai ser um bom ano de leituras! Eba!

Pietra, on the books

4 thoughts on “Book haul – mts livros (eba)

  1. Esse livro do Neil Gaiman está na minha lista de livros que quero ler também. “Admirável mundo novo” é sensacional, eu amei muito e nunca saiu da minha memória. “1984” é uma lacuna na minha vida, tenho muita curiosidade em ler. Também acho fundamental. Tenho muita curiosidade pelo “doctor sleep”, não sabia de sua existência. Deve ser demais!

    Tenho a mesma coisa: sempre vou a livrarias quando viajo. É um dos meus ambientes favoritos. E achei muito legal você ter trazido livros. É uma coisa que nunca faço e, ao ler seu post, fiquei me perguntando “por quê?” rssss

    Like

  2. Eu trago livro de qualquer lugar que vou… seja em viagens, seja em exposições, casa de amigas hahahahaha. É um vício mesmo. De família. Meu pai e eu já voltamos de carrinho de mão de uma Bienal do Livro, nos bons tempos em que eu lia praticamente uns 2 livros por mês.

    Eu confesso que de literatura norteamericana eu sou muuuuuuuuito superficial. Mas não desgrudo os meus favoritos Hemingway e Steinbeck. Agora, Garcia Marques e Huxley é covardia. Nunca mais fui a mesma depois de Admirável Mundo Novo e O Amor nos Tempos de Cólera. O conto que mencionou então, é uma das experiências mais intensas que já tive, graças a uma leitura dramática nos meus tempos de teatro… e sim, corpo feminino vende. E a que preço!!!

    Do Truman Capote, eu li The Complete Stories of Truman Capote (uma antologia de uns vinte contos, eu acho, que eu adorei. Sou uma alucinada por contos). Ainda quero ler o Outras Vozes, Outros Lugares… Mas não tão já.

    Por esse panorama, não tem como dizer que não estou ansiosa pelos futuros posts… para trocar figurinhas das leituras, hehehehe.

    Like

Leave a Reply

