Amigos abridores de olhos

A alegria da interação humana realmente é muito importante. Quantas vezes não saímos de um encontro com os amigos revigorados? Tanto pelas conversas que jogamos fora, quanto pelas ideias que trocamos, pelas perspectivas que ganhamos?

Eu sei que o computador, os blogs, as redes sociais facilitam uma barbaridade uma porção de coisas, de encontros, de falas. Porém, também, ela banaliza uma porção de outras coisas. Quero dizer, quantas vezes, acabamos deixando de responder um email ou uma mensagem: eu respondo depois. No face to face não tem jeito: tem a voz, o jeito de falar, os exemplos, a fluidez das conversas. E estou 100% a favor disso.

Estar com pessoas que gostamos, que confiamos nos possibilitam nos olhar pelos olhos delas. Perceber que temos pensamentos que são apenas tão grandes quanto nossas cabeças, ou que temos ideias que podem ser compartilhadas e nossos pontos ou objetivos ganham apoio e afirmação.

Conversar sobre aquilo que se gosta de fazer. Contar coisas novas. Ouvir e entender os fazeres das outras pessoas. Aliás, pessoas são sempre tão interessantes. Fico inclusive pensando naquelas que eu não gosto e imaginando se, para as pessoas que elas gostam e confiam, em suas atitudes que eu discordo, não estão fazendo seu melhor.

No geral, eu libriana, não acredito que as pessoas são vilãs por si. Quero dizer, não penso que as pessoas tomem determinadas atitudes – talvez até as mais reprováveis ou questionáveis – na intenção de errar ou de prejudicar. Eu espero. Sempre tem a excessão.

Enfim, acho importante que tenhamos o desprendimento de ouvir as pessoas. De perceber como pensam. Eu sei que, quando estamos muito envolvidas em uma questão, tendemos a falar demais sobre ela – falar sobre já é fazer alguma coisa. Mas, a partir do momento que deixamos entrar na construção de ideias de quem confiamos, estamos desfraldando um mundo muito interessante e que pode nos apoiar.

Pietra, que convida para o chá.

3 thoughts on “Amigos abridores de olhos

Leave a Reply

