Para as amigas que querem abandonar o alicate de cutícula

Faz um ano e meio, mais ou menos. Consegui livrar-me do alicate. Mediante a muita pesquisa e tentativas.

Seguem então algumas dicas e o que eu uso. Espero que inspire!!!!

É dado que fazer unha em salão ou esmalteria incorre em tirar a cutícula com alicate… tiram lá os cantinhos e vira e mexe, sai um bife. Geralmente também a base da unha acaba ficando com a pele vermelha, irritada. Das várias pesquisas que eu fiz, ficou claro que tirar aquela “lua” de pele que fica na base da unha pode deixar o local muito disposto à infecções, micoses etc. E sempre tem um jeito mais natural de lidar com a coisa. Claro que nem sempre é simples, mas acredito que seja mais saudável.

Quando você decide parar de cortar, são uns dois meses até conseguir “domar” aquela pele que cresce desenfreadamente e para todos os lados. Paciência aí.

Acredito, pela minha experiência, que o grande pulo do gato são a hidratação, ou seja óleos, cremes para as mãos, cera nutritiva.  O outro é ir empurrando com carinho e, notando as peles que se desgarram, ir esfoliando. Água morna, toalha, escovinha fazem bem esse papel.

O fato é que, depois que aquela pele fica inteira e vai sendo cuidada, as células mortas vão saindo naturalmente e o processo hidratação + esfoliação fazem bem o papel.

Pessoalmente, eu não tenho do que reclamar. Por vários motivos. Depois de tantos meses, a cutícula diminui e a esmaltação fica perfeita. Quem olha os dedos, não diz que não foi cuidado profissionalmente.

Ainda para ajudar, existem muitos produtos interessantes para manter a cutícula saudável e sem descamações. O site Unha Bonita  oferece o Prime Cuticle que faz bem o papel, juntamente com os outros produtos que eu listei aqui. E uma pesquisa no Google também apresentará produtos interessantes.

Fazer a unha em casa é uma delícia. Você não depende de horários e o custo – diluído dos produtos que se investe – é bem mais baixo e a unha nunca fica feia: lascou o esmalte? Troca! Comprou esmalte novo e está louca para experimentar? Pinta! É quase como um hobby. Super recomendo =)

Pietra, que está se tornando (quem eu estou tentando enganar?) aficcionada por esmalte e cuidados das unhas

20140717-095722 AM-35842988.jpg
Para hidratar: creme de mão e cera nutritiva – várias vezes por dia.
20140717-095722 AM-35842133.jpg
Para ajeitar as cutículas sem cortar: cuticle remover ou creme de cutículas, mira cutile – para todos os dias – palitinho para empurrar e escovinha para esfoliar. O óleo eu uso para hidratar enquanto eu faço as unhas.
3 thoughts on “Para as amigas que querem abandonar o alicate de cutícula

  1. Que bacana!
    Achei super útil esse post. Há alguns dias estava conversando com minha sogra sobre isso, simplesmente detesto ir à manicure porque sempre saio de lá machucada e por muitas vezes o machucado ”inflamou”. Fora o perigo de pegar doenças por falta de higienização dos instrumentos. Vou seguir seus conselhos e tentar abolir de vez o alicate rs
    Gratidão.

    Like

  2. Olha, Pietra, este post está SENSACIONAL!!! E acredita que o encontrei justamente pesquisando no google “abandonar o alicate de cutícula”… hehehehe. Pois é, eis minha meta para entrar nesse 2º semestre: cuidar da cutícula de forma mais saudável (sempre achei o alicate algo muito agressivo!)

    Gostei tanto que tomei a liberdade de compartilhar seu post em meu tumblr dedicado exclusivamente a unhas: http://esmaltesrules.tumblr.com/

    Like

Leave a Reply

