Um ano de raízes no chão

Quando eu me mudei de casa eu me sentia uma planta ressequida. Em parte, fui eu quem não me cuidei, mas levar uma batalha até o final extenua. E tudo que eu queria era poder estar segura em um lugar no qual eu pudesse aprofundar as minhas raízes e não precisar me preocupar com o que viesse em seguida. Estar segura. Como uma plantinha colocada em um vasinho novo, longe das ervas daninhas. Felizmente, eu consegui.

Mudar de casa é sempre um trabalho. Tanto pelas amarras, que podem parecer tão apertadas e sufocantes, que restamos quanto pelo movimento. Envolve muita energia física e mental. Limpar, embalar, cuidar, e ir, aos poucos, colocando tudo no lugar. Mas, há um ano atrás, eu consegui, ao final do dia, olhar em volta e dizer: este jardim está cheio de mudinhas: do jeitinho que eu queria.

Talvez naquele primeiro dia eu tenha ficado como os meus gatos. Meio assustada, sem saber mt bem para onde ir e o que olhar. Andei cômodo por cômodo da nova casa, pensando “nossa, tudo isso é para mim. Para mim e para os meus bichos. Aqui, ninguém mais vai nos incomodar. Será nosso forte.” Então, deitei e descansei. Pela primeira vez em um ano e meio.

Hoje a casa é um bosque jovem. Tem mais elementos, mais bancos, mais risos, mais de tudo que se pode aproveitar. A casa tem prazer, tem amor. E as minhas raízes estão firmes.

Hoje, eu posso deitar com calma. Continuar a regar a beleza de casa. E pensar que tudo que se foi aconteceu em uma outra vida, que não existe mais.

Bom, bora ir ao mercado, lavar a roupa, cuidar dos bichos… =)

2 thoughts on “Um ano de raízes no chão

Leave a Reply

