Desenterrando defunto…

Essa é uma expressão que minha mãe costuma usar quando pessoas suscitam assuntos que já deveriam estar mortos e enterrados – quiçá algumas das pessoas que as suscitaram também.

A questão é que, em teoria a gente cresce. Então aquilo que pegava pra gente há 10 anos atrás, não deveria mais. E a vida faz a seleção das coisas…

Uma outra pérola da sabedoria popular: “se não tem nada de bom pra falar, fale nada”. Poxa vida, parece que, quando não existe mais assunto, inicia-se o falar de assuntos que deveriam estar longe das nossas cabeças. E até acho que uma coisa é falar sobre isso para refletir, rever as lições… outra, é pra ficar cutucando feridas – suas ou de outras pessoas.

Não tem como a gente não acabar comentando coisas… sobre acontecimentos, pessoas, comportamentos etc etc etc, mas tem coisa que, penso eu, ficam conosco, ou com os nossos próximos. Senão, honestamente, parece fofoca.

Passamos por coisas desagradáveis na vida. Deixamos pessoas que foram nossas amigas e quero crer que possamos dizer por quê fizemos isso. Agora, abrir a lata de minhocas não vai ajudar ninguém.

Sem dúvida, saber que um “defunto” ainda fala, ou ainda se preocupa ou ainda tem qualquer interesse pela sua vida, chama a atenção. Talvez a grande coisa seja respirar fundo e pensar no quanto vc se importa. Como o tempo cura tudo, ou boa parte das coisas, o melhor seja saber pq aquilo está morto e não permitir que torne-se uma “assombração”. Serenidade, eu penso.

Já foi? Deixe-se em paz. Quem carrega “fantasmas”, só carrega peso. E peso por peso, prefiro aquele que vem de boas refeições, com conversas com gente inteligente.

Pietra, que tem seu cemitério e empurra defuntos de volta para seu lugar

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s