Cozinhar juntos… Programinha de casal

20140621-060610 PM-65170254.jpg
A batedeira da minha avó. 60 anos de serviços leais!

Coisas que casais podem fazer juntos são muitas. Desde as mais corriqueiras e cotidianas, como ir ao mercado, levar filhos à escola, comprar coisas para casa… até coisas mais lúdicas como sair com amigos, passear no parque, acompanhar um hobby. Mas, uma das minhas favoritas que envolve tanto o cotidiano quanto a diversão: cozinhar juntos.

Penso que cozinhar é um ato transformador em si. Tirar os ingredientes de seus gradientes, misturá-los, cozê-los… Sucos, temperos, pós. Tudo transformado em algo gostoso. Neste caso, para ambos. Conhecer o gosto, o que é apimentado para um ou para o outro? Qual ingrediente eles gostam mais?

Uma panela acaba contendo esse gosto de ambos. Estar juntos para misturar a comida pode mostrar bastante sobre a forma com que as pessoas se integram. Um mexe, outro corta, um mistura, o outro arruma. É uma construção coletiva que todos podem curtir em seguida.

Cozinhar é mágico. Pode parecer um clichê sem tamanho. Mas é a pura verdade. O quanto da nossa atenção ela não toma? Mais: O quanto da nossa vontade de fazer uma coisa gostosa, reconfortante não queremos? Aquela comida que vira os olhos? E o que é a magia senão mudar a realidade por meio da intenção?

No nosso caso em especial, ainda temos o privilégio de concentrar artigos ancestrais, como a batedeira da minha avó. Viu um casamento feliz de muitos anos… está servindo a outro. Batedeira transformadora. Misturadora dos gostos de um e do outro. Batedeira fazedora de casais.

Eu gosto de cozinhar. Cozinho praticamente todos os dias para o B. Agora, amo cozinhar com o B. e curtir as nossas estripulias culinárias juntos!

Ah, essa é uma receita de pavê de sonho de valsa para compartilhar com um aniversário da família. Ficou lindo. Amanhã, eu comento se ficou gostoso.

A receita é bem simples. Três cremes. O primeiro com leite condensado, gemas, leite, maizena e açúcar. Cozinha até formar um creme. Coloca na travessa. Pica-se os bombons e deita-os sobre o creme. Depois, um segundo creme cozido de chocolate em pó, leite e açúcar. Por fim, um terceiro, batido, claras em neve, açúcar e creme de leite. Tudo na geladeira. =)

20140621-060609 PM-65169372.jpg
Cozinhar pede bagunça e mistureba!
Advertisements

One thought on “Cozinhar juntos… Programinha de casal

  1. “Cozinhar é mágico.” – Disse tudo!
    E aqui em casa também somos um casal adepto a essa prática: cozinhar juntos. Com uma cozinha apertada, fazer um prato a dois é sempre mote para um namorico, uma brincadeira… Hoje cozinhamos com nosso filho. A última torta salgada de liquidificador que fizemos no domingo foi a 6 mãos: eu preparava o recheio e meu marido dava e supervisionava os ingredientes da massa para o meu filho colocar no liquidificador. Gastronomia Familiar, rs.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s