O que a professora tem?

E se o primeiro pensamento foi paciência infinita ou sacerdócio, bem, você está enganado.

Concordo que existe um talento. Melhor dizendo, uma vocação. Como alguns têm para medicina ou artes. É uma profissão, como outra qualquer. E como tal, tem de ser levada como uma outra qualquer. Quero dizer, o professor – o bom professor, aliás, é um educador, um formador. Inclusive, todos dentro de uma escola têm esse valor e esse poder. Ser um formador de boas atitudes, de respeito, de crescimento, de autonomia.

Professor, assim, não é necessariamente um cuidador. Sem duvida que, para Ed. Infantil, existe cuidado mesmo porque muitas das crianças que estão ali estão aprendendo sobre seus corpos e suas coisas. É o exercício de autonomia, de desprender-se para voar a vida.

O importante é compreender também que os professores têm muitos em suas salas e, embora tenham seu carinho e apresso pelas crianças, não se trata de um amor ou de um cuidado maternal. É uma outra esfera da coisa. E o professor tem de ser visto como um médico é visto: como um especialista da educação, da formação das crianças.

Professor tem formação, tem planejamento, tem estratégias e tem palavras que precisam ser ouvidas e compreendidas pelos pais como aquelas de parceria.

Professor tem agenda para olhar, bilhetes a responder, atividades a planejar, executar e avaliar. Tem crianças a despertar o interesse e ajudar a organizar o que aprende. Professores brincam, cantam, contam histórias, ouvem, conversam, ponderam.

Professor é aquele que está entre a vida pública e privada dos seus alunos e são os que mostram onde olhar, mas perguntam: o que você está vendo?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s